Skip to Main
Logo

YOGA NO CALOR DO VERÃO: COMO MANTER A FRESCURA E O CONFORTO

OH VERÃO, COMO EU TE AMO!

 
Não há dúvida, sou uma criança do Verão, do sol, adoro as temperaturas quentes, a superabundância da luz, as praias movimentadas e a natureza em geral. Para muitos de nós, os dias compridos dão-nos muita alegria e energia. Queremos viver e desfrutar do Verão de tal forma que as memórias acumuladas ainda nos aqueçam no Outono e no Inverno. Ao fazê-lo, estamos muitas vezes em ação dia e noite. Caminhadas, ciclismo, natação, e à noite vamos a um barbecue com amigos ou ao pôr-do-sol no bar da praia. Rapidamente deixamos a nossa prática de yoga de lado com tanta "ação". No entanto, muitas posições de yoga são extremamente benéficas, especialmente em temperaturas quentes. Os músculos estão aquecidos e os alongamentos são simplesmente fantásticos. Uma sequência de yoga mais relaxante é, portanto, particularmente adequada em temperaturas quentes. Deves ter reparado que nos dias quentes preferes instintivamente uma prática de yoga mais calmo. Mesmo os fãs convencidos, conto-me entre eles, que preferem sequências mais dinâmicas e poderosas, deveriam preferir realizar exercícios individuais de yoga, um a seguir ao outro, por mais tempo nestes dias do que esforçar-se através de sequências de Ásana sudoríparas.
Para além disso, podes refrescar-te através da escolha dos exercícios que fazes. As flexões para a frente e as inversões suaves tendem a ter um efeito de arrefecimento em todo o sistema cardiovascular e, ao mesmo tempo, nós temos que despender menos energia e podemos realmente afundar-nos nas posturas.
Para evitar o calor, é também aconselhável praticar yoga de manhã, de manhã ou à noite, durante o Verão.
 
 

Existem também certos pranayamas, os exercícios de respiração dos yogues, que são particularmente adequados para o Verão.

Estes incluem Sitali Sitkari, ou Chandra Bhedana Pranayama, que se diz terem um efeito refrescante e são mais tranquilizadores.
 
Além disso, poderás igualmente levar as meditações contigo para todo o lado! Podes meditar na natureza, o que traz muito relaxamento e arrefece maravilhosamente todo o sistema nervoso.
 


Aqui estão os meus exercícios de yoga preferidos para o Verão!
 

Flexões para a frente
Como mencionado acima, o alongamento é especialmente benéfico no Verão. Os músculos são aquecidos e mais soltos, e, portanto, mais flexíveis, e o risco de lesões é reduzido. As flexões para a frente, sentadas ou em pé, têm um efeito calmante e ao mesmo tempo não temos de gastar demasiada energia nelas.
Um bónus adicional é que as flexões alongam os músculos da parte de trás da perna (os chamados músculos das coxas, assim como os músculos da barriga da perna). Isto é especialmente benéfico para aqueles que praticam frequentemente desportos ao ar livre, tais como ciclismo, corrida ou caminhadas.
 
  1. Uttanasana - a flexão de pé para a frente
As flexões para a frente têm um efeito fundamentalmente tranquilizador no corpo e na mente e ajudam-nos a "acalmar". A flexão para a frente Uttanasana é uma ótima introdução a qualquer sequência de yoga porque te ajuda a vir até ti, a relaxar a parte superior do teu corpo e ao mesmo tempo estica automaticamente as partes de trás das tuas pernas.
 
É assim que fazes Uttanasana:
Mantém-te direito com os pés paralelos e a distância da anca afastados.
Com uma expiração, curva lentamente ou enrola a parte superior do teu corpo para baixo com os joelhos fletidos.
Agora deixa a parte superior do corpo realmente pendurada. Dependendo da tua flexibilidade, podes segurar o cotovelo oposto com as tuas mãos ou colocar as tuas mãos no chão à tua frente. O pescoço está completamente relaxado e os ombros permanecem afastados das orelhas.
Mantém a posição com as pernas fletidas ou esticadas durante 5 respirações, dependendo da capacidade de alongamento da parte posterior das pernas.
 
        .     

De acordo com a tua capacidade, depois de algumas respirações volta lentamente até ficares de pé com os joelhos fletidos, levantando a cabeça em último lugar.
 
Dica: Se o exercício for demasiado intenso para as tuas costas, descansa a parte superior do teu corpo sobre as tuas pernas fletidas e relaxa.
 



Para que não seja demasiado para a tua circulação, nós praticamos os seguintes exercícios em posição sentada.

 
  1. Paschimottanasana - a flexão para a frente sentada
A posição sentada inclinada para a frente, Paschimottanasana, ajuda-te a virar-te realmente para ti. Esquece o calor e solta-te!
 
É assim que fazes Paschimottanasana
Senta-te no chão ou no teu tapete de yoga.
Também te podes sentar num cobertor dobrado ou numa almofada, o que torna mais fácil sentar bem direito.
Estende as pernas para a frente, relaxa os músculos e mantém novamente os pés afastados na largura da anca com os dedos dos pés a apontar para o céu.
Muito lentamente, deixa a tua parte superior do corpo e cabeça afundarem-se para a frente e para baixo.
Os teus braços descansam soltos ao lado do teu corpo ou suavemente nas tuas pernas ou pés.
Traz toda a tua atenção à respiração e mantém-te na posição durante pelo menos 5 ciclos respiratórios.
 
       

Depois, leva o teu tempo a subir...
 
 

  1. Baddha Konasana - o ângulo consolidado
Na posição inclinada para a frente, podes agora abrir as tuas ancas em particular.
 
 
É assim que fazes Baddha Konasana:
Enquanto estás sentado, coloca as plantas dos pés juntos e puxa os calcanhares em direção à pélvis.
Deixa os teus joelhos caírem para fora relaxado e sem pressão.
Com uma expiração deixa a parte superior do teu corpo deslizar para a frente sobre as tuas pernas dobradas, evitando arquear as tuas costas.
Respira através de todos as tuas costas.
 
 
Depois de algumas respirações volta lentamente a levantar e solta suavemente as tuas pernas.
 

 
  1. Postura invertida Viparita Karani
A posição seguinte é excelente para pernas ou pés inchados e cansados. Também coloca a coluna vertebral numa posição neutra e pode aliviar ou prevenir dores nas costas e tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso.
 
 
É assim que fazes Viparita Karani:
Deita-te de lado com a tua anca direita muito perto de uma parede ou árvore.
A partir daqui podes levantar as pernas, a tua parte superior do corpo vai virar 90 graus e já estás na posição.
Coloca os teus braços um pouco afastados do teu corpo com as palmas das mãos viradas para cima.
Também podes colocar uma almofada ou manta dobrada debaixo das tuas articulações lombares e sacroilíacas para apoio. 
Fica nesta posição durante pelo menos 3 minutos, ou mais (até 15 minutos).
 
 
 
Quando saíres da posição, então puxa os joelhos em direção ao peito e dá um abraço a ti próprio. Podes balançar de um lado para o outro para massajar a tua coluna vertebral.
 
 
 

Antes de passares para a posição de Meditação ou para o resto do dia, deita-te de costas por uns momentos para neutralizares a tua coluna vertebral.
 
 
  1. Descontração final profunda - Savasana
Agora que te mexeste - embora te tenhas sentido muito mais à vontade para descansar num local sombrio com uma bebida na mão - poderás dar-te ao luxo de uma grande Savasana.
 
É assim que fazes Savasana:
Deita-te numa superfície confortável com as pernas afastadas, braços a um ângulo de 45 graus do teu corpo com as palmas das mãos viradas para cima.
Deixa os teus pés caírem soltos para fora e os teus dedos, ombros, pescoço, mandíbula a cabeça também se mantêm totalmente relaxados e pesados sobre o chão.
Deixa a tua respiração fluir livremente e observa como a tua parede abdominal sobe e desce lentamente. Permanece na posição desde que estejas confortável e que o tempo te permita

Ou talvez queiras terminar a tua sessão de yoga com uma sessão de Yoga Nidra, o chamado "sono de yoga", que é muito reconfortante e regenerador?
 
 
Para saíres da posição, então puxa os joelhos em direção ao peito e dá um abraço
Podes balançar de um lado para o outro para massajar a tua coluna vertebral.
Em seguida espreguiça-te para acordares os teus músculos.
 
 


Ou talvez queiras terminar a tua sessão de yoga com uma meditação?
 
 
Meditação


A maravilha da meditação é que ela pode ser feita em qualquer lugar. Por isso também podes meditar nas férias ou quando andas a viajar. A meditação tem efeitos positivos cientificamente comprovados na nossa psique, cérebro e sistema imunitário. Uma prática de meditação regular leva a um aumento da concentração e diminui os níveis de stress. Os praticantes de meditação há muito tempo têm até demonstrado uma redução do cortisol - a nossa hormona de stress mais importante.
 
Instruções:
Encontra um lugar sossegado onde te possas sentar. Isto pode ser no teu jardim, num banco de jardim ou no teu sofá. Deve ser apenas um lugar onde estejas mais ou menos em paz.
Define um temporizador para 2-5 minutos e coloca as chamadas e notificações no teu telemóvel em silêncio.
Fecha os olhos, endireita a tua coluna.
Agora concentra-te na tua respiração.
Respira fundo e com calma.
Depois podes começar a contar as tuas respirações. Quando inspirares conta um, quando expirares conta dois, quando inspirares conta três e assim por diante. Quando chegares aos 10, começa de novo com um.
Provavelmente a tua mente irá vaguear mais cedo ou mais tarde. É bastante normal que isto aconteça. Se reparares que a tua mente está noutro sítio, volta a contar.
Quando o temporizador tocar, estás à vontade para demorares mais algum tempo a voltar lentamente à tua rotina.
 
 
 
A propósito...,

Se te sentires preguiçoso depois destes exercícios suaves e sentires que precisas de praticar mais " de forma desportiva", lembra-te: Se aprenderes a prestar mais atenção às tuas necessidades graças ao tempo e a cuidar bem de ti com uma prática adaptada, este é um grande passo no teu caminho de yoga - e muito mais sensato do que te cansares tanto no yoga que tens a cabeça vermelha e tonturas depois.
 
 
Experimenta os exercícios, por favor diz-me o que sentes.

Mensagem a Evelyne


Diverte-te a experimentá-los!

Rock On & Namaste...

A tua Evelyne Praxl 

2022-08-07

NOTÍCIAS I BLOG I PROMOÇÕES