Tal como a gravidez é um momento de transformação, assim também é, o período pós-natal. A sua vida transformou-se com a vinda do bebé e começa agora a ajustar-se a um novo papel: Mãe.
Dar à luz requer uma nova integração do seu bem estar físico e espiritual. Os movimentos suaves baseados no Yoga podem ajudá-la de forma gradual e segura a recuperar, não só a forma física e a tonificação muscular, mas também a sua força interior. O fluir da respiração na prática do yoga e a quietude do relaxamento profundo, podem abrir um caminho calmo e seguro no meio de todas as emoções que assolam inevitavelmente as novas mães.
Durante a aula, a mãe poderá-se fazer acompanhar ou não do seu bebé. Guiada por uma série de posturas de yoga modificadas, durante as quais segura o bebé nos seus braços, nas coxas, em cima da barriga, ou a descansar, ao seu lado, num cobertor.
Permanecer em casa durante um período mínimo de 4 semanas é ideal para promover a relação mãe / bebé, a amamentação e permitir que o corpo recupere da gravidez e parto.
Após 4-6 semanas é um bom momento para frequentar as aulas.
Se o bebé nascer de Cesariana, este tempo deve ser estendido para cerca de 8 semanas, ou até receber o aval do seu médico.
Pode participar numa aula a qualquer momento uma vez que os movimentos são simples e fáceis de aprender.
As aulas de Yoga Pós-Parto são uma forma suave de recuperar do parto divertindo-se com o seu bebé e construindo laços profundos. São também uma oportunidade para se conectar com outras mães e compartilhar a experiência e conhecimentos de criar um filho.
Nestas aulas, damos especial atenção ao re-alinhamento da coluna, fortalecimento dos músculos do abdómen e assoalho pélvico, bem como alivio a tensão no pescoço e nos ombros causadas por e devido aos cuidados contínuos com o seu bebé.
Esta aula não requer experiência anterior na prática de yoga.
A estrutura das aulas varia a cada semana, de forma a atender às necessidade das mães e bebés presentes naquele dia. Numa semana, as mães necessitam de muitos alongamentos dos ombros e parte superior das costas, enquanto outra semana podem-se concentrar em fortalecer os músculos abdominais e lombares. As alunas são encorajadas a avançar ao seu próprio ritmo, o que torna as aulas adequadas para iniciantes, bem como praticantes de yoga experientes.
Quando os bebés dormem durante a aula, esta é uma oportunidade para as mães a darem mais atenção aos seus próprios movimentos e experiências. Parte da experiência das aulas de Yoga Pós-Parto é, aprender a relaxar em torno do seu bebé, mesmo quando este chora e assim aprenderem a centrarem-se e desenvolver maior tranquilidade.
Facilita o reajustamento físico e emocional no pós-parto, através de:
- Alinhamento da coluna e correcção do postura
- Recuperação e aumento do tónus e da força muscular, nomeadamente, do fundo pélvico e abdominal.
- Suporte no equilíbrio hormonal e metabólico
- Diminuição da fadiga, aumentando a força, a energia, a resistência e bem-estar geral
- Amenizarão as dificuldades emocionais por saber que não está sozinha, promovendo laços de amizade com outras mães e bebés
- Aumento do foco, tranquilidade e equilíbrio