Skip to Main
Logo

FÁSCIAS: Como influenciam o corpo e à alma

FÁSCIAS

 

Uma trama misteriosa percorre o nosso corpo: a Fáscia. As finas camadas de tecido conjuntivo têm uma grande influência sobre nós!

 

 

Se estiverem rígidas, enrijecidas e emaranhadas entre si, encerram o nosso corpo e a nossa psique como as paredes de uma prisão. Se as descolarmos, no entanto, ocorre um efeito maravilhoso: Não só o nosso corpo se sente melhor, mas também a nossa alma. Bloqueios, padrões de pensamento negativos, medos - tudo isto é armazenado na Fáscia.
 
 
FASCIA - O que são exatamente e qual o papel que desempenham para nós?
 
O tecido conjuntivo que envolve os músculos é chamado de fáscia.
As suas características são importantes para todo o sistema músculo-esquelético.
Podes pensar na fáscia como a pele branca das frutas cítricas ou da carne. São um verdadeiro milagre da natureza!
 
 
Porque é que a fáscia pode tornar-se um verdadeiro problema para ti?
As fáscias correm pelo corpo como uma teia da cabeça aos pés. Elas dão apoio ao esqueleto ósseo e endireitam a coluna vertebral. Elas trazem uma tensão saudável para o sistema. Elas asseguram um movimento fluido e um equilíbrio interior.
Devido ás interconexões tridimensionais, as tensões prosseguem através de toda a rede. É por isso que uma dor de cabeça pode ser causada por um gémeo bloqueado.
 
As Fáscias e o nosso "sexto sentido"
 
As Fáscias são o nosso maior órgão sensorial. Diz-se muitas vezes que elas são o nosso sexto sentido. O fundamento da percepção corporal. Através delas sentimos o nosso corpo por dentro e por fora e podemos orientar-nos no mundo.
Mesmo quando temos os olhos fechados, sabemos exactamente se estamos de pé, deitados ou sentados e onde está o nosso dedo grande do pé ou o nosso dedo mindinho.
 
O sistema fascial é um verdadeiro milagre de comunicação. As Fascias estão encharcadas com fluido, o que as torna muito escorregadias, e isso é uma coisa boa. Quanto mais escorregadias forem, mais fácil é para os nossos músculos deslizarem uns sobre os outros.
 
Ao mesmo tempo, este fluido no tecido da fáscia serve como um meio de comunicação. Numa fracção de segundo, milhares de milhões de dados correm através de toda a rede de tecido conjuntivo. Então cada parte do corpo sabe sempre o que a outra está a fazer, e o cérebro tem controlo sobre cada uma das partes do corpo.
 
De que forma estão as Fáscias e a nossa psique ligada?
O cérebro recolhe incansavelmente informação da rede coletiva e a partir da recolha de dados desenha uma certa sensação corporal.
 
Se as Fáscias são elásticas e flexíveis, então sentimo-nos bem no nosso corpo. Experimentamos uma sensação de segurança, estamos felizes e cheios de energia.
A nossa postura é naturalmente erecta e com uma linguagem corporal autêntica. Temos um desígnio na vida e podemos formar relações saudáveis com as pessoas.
 
Se o cérebro não está a obter dados suficientes da fáscia, quer esteja emaranhado ou preso, ou a relatar dor, o cérebro desenha uma realidade física diferente.
A nossa postura e a linguagem corporal é menos expressiva. Sentimo-nos inseguros, de mau humor, ansiosos, zangados e não sabemos realmente o que fazer connosco e com as nossas vidas. Nós experienciamos relações com outras pessoas como sendo stressantes.
 
Para dizer em termos simples: se a tua Fáscia está bem, tu sentes-te bem. Se a tua Fáscia está mal, então sentes-te mal.
 
Que papel é que a dieta desempenha?
Uma dieta pouco saudável faz com que a tua fáscia se mantenha aderente. Os alimentos formadores de ácido, que incluem todos os alimentos animais (carne, leite, ovos), são particularmente insidiosos. Quando o corpo os metaboliza, é produzido um ácido.
Os teus órgãos já não podem excretar o excesso de acidez - isto leva a uma hiperacidez. Na hiperacidez, o excesso de ácido é depositado no tecido conjuntivo sob a forma de produtos residuais.
Se também houver falta de movimento, o intercâmbio de nutrientes entre as tuas células fica bloqueado e o tecido da Fáscia fica aderente. Os alimentos de origem animal também aumentam o tónus muscular e agravam a tua tensão muscular e desconforto, para além das aderências.
 
Como alimentares-te de uma maneira correta e saudável?
Enquanto uma dieta pouco saudável pode prejudicar a tua Fáscia, uma dieta equilibrada irá ajudar a mantê-la saudável. A tua Fáscia precisa de minerais e nutrientes para se manter flexível e forte:
 
Vitamina C para construir colagénio,
Vitamina D para contrariar o envelhecimento do tecido,
Vitaminas do grupo B para reparação da fáscia e
Silício para fortalecer o tecido da fáscia.
A melhor maneira de corresponder a estas necessidades é com uma dieta integral, à base de produtos hortícolas. As frutas e legumes cultivados organicamente contêm uma vasta gama de micronutrientes importantes (vitaminas, minerais, oligoelementos) para além de muitas substâncias derivadas das plantas (corantes e aromas naturais). Por exemplo, o silício é encontrado na salsa, espinafres e batatas doces.
 
Assim, é fácil tratares tu mesmo a Fáscia enrijecida  e aderida.
O exercício regular mantém o teu sistema de fáscias e músculos flexíveis, saudáveis e previne o desconforto. Por isso, presta especial atenção aos três factores que contribuem para enrijecer as fáscias.
 
Estudos têm provado o poder curativo do Yoga. As nossas fáscias adoram quando as alongamos intensamente. "Essa é a coisa maravilhosa da pratica do Yoga, permitir modificar o tecido conjuntivo através da sua extensão profunda e longa. Pode ser uma forma eficaz de te recuperares".
 
Quando a Fáscia enrijecida se torna flexível e elástica novamente a força da vida volta a circular no teu corpo. É como se o corpo libertado estivesse a pedir à alma para acordar.


É tão fácil tratar a Fascia aderente e enrijecida.

O treino periódico da Fáscia mantém o teu sistema de Fáscia e os teus músculos flexíveis, saudáveis e previne o desconforto.

Aqui pode aprender como!



Desejo-te que sentes de novo bem com e no teu corpo..., 
Rock On & Namaste...

A tua Evelyne Praxl 


PS: Adorava se partilhasses comigo as tuas experiências e desafios. E se tens algum tema que te desperta mais interesse e curiosodade manda-me mensagem: 
Mensagem a Evelyne

2022-06-04

NOTÍCIAS I BLOG I PROMOÇÕES