Skip to Main
Logo

CELEBRE A ENERGIA TRANSFORMADORA DO SOLSTÍCIO ATRAVÉS DO YOGA!

SOLSTÍCIO & DIA INTERNATIONAL DE YOGA E COMO LIGAR ESTAS ENERGIAS TRANSFORMADORAS ATRAVÉS DA PRATICA DE YOGA 


Hoje gostaria de partilhar consigo o significado histórico e simbólico do solstício de verão, bem como a forma como é celebrado em diferentes culturas em todo o mundo. Vamos também explorar a forma como se pode ligar a esta energia transformadora através da prática de Yoga.

O solstício de verão ocorre quando o sol atinge o seu ponto mais alto no céu durante o ano. É uma altura de pico de energia solar, marcando o dia mais longo do ano e o início oficial do verão. Este acontecimento celestial é celebrado há séculos e tem um grande significado cultural e espiritual.

Em muitas tradições, o solstício de verão representa um momento de renovação e transformação. É considerado um período de crescimento, abundância e plenitude. Muitas culturas organizam rituais de solstício de verão, e festivais para honrar esta poderosa energia e convidar a positividade e a luz para as suas vidas.

Agora pode estar a perguntar-se: como posso ligar-me a esta energia transformadora através do Yoga?

A prática de Yoga oferece uma forma poderosa de se sintonizar com a energia do solstício de verão. Aqui estão algumas sugestões sobre como incorporar esta ligação na sua prática pessoal:

  • Saudação ao Sol: a saudação ao sol é uma sequência de posturas de Yoga que é particularmente adequada para o solstício de verão. Esta sequência ajuda a despertar e a energizar o corpo à medida que nos ligamos à energia vital do sol. Algumas séries de saudações ao sol durante o solstício de verão podem ser uma forma maravilhosa de honrar esta energia transformadora.


  • Meditação ao ar livre: Aproveite o dia mais longo do ano e a luz abundante para meditar ao ar livre. Encontre um lugar calmo na natureza, como um parque ou uma praia, e deixe-se envolver pela energia revigorante do sol. Assuma uma postura confortável, feche os olhos, concentre-se na sua respiração e deixe-se envolver pela energia calma e transformadora do solstício.


  • Visualização criativa: Durante a prática de Yoga ou de meditação, pode ligar-se à energia do solstício de verão através de uma visualização criativa. Imagine-se imerso na luz dourada do sol e a absorver a sua energia positiva e transformadora. Imagine-se a crescer e a expandir-se, tal como a natureza à sua volta. Sinta-se cheio de alegria, vitalidade e objectivos.


Lembre-se que a prática de Yoga é uma viagem pessoal, e cada um de nós pode encontrar a sua própria forma de se ligar ao solstício de verão. Sinta-se à vontade para explorar diferentes posturas, meditações e técnicas que ressoam consigo e com as suas intenções para esta altura especial.

Use o solstício de verão como uma oportunidade para renovar, crescer e ligar-se à energia transformadora do universo.
Desejo-lhe um solstício de verão inspirador e cheio de luz!



Diverte-te a experimentar 

Rock On & Namaste...

A tua Evelyne Praxl 
Enviar Mensagem


COMO FAZER:



Descrição da saudação ao sol juntamente com as imagens das posturas:


A saudação ao sol, também conhecida como "Surya Namaskar" em sânscrito, é uma sequência de posturas fluidas e dinâmicas que são executadas em sincronia com a respiração. Essa sequência é uma forma poderosa de saudar o sol, despertar a energia interior e aquecer o corpo.

1. Postura da montanha (Tadasana): De pé, manter os pés juntos ou ligeiramente afastados e as mãos relaxadas ao lado do corpo. Manter a coluna erecta, o olhar para a frente e o corpo relaxado.

2. Postura das Mãos em Prece (Hasta Uttanasana): Inspirar profundamente e, ao expirar, esticar os braços para cima, juntando as mãos acima da cabeça em oração. Esticar o corpo para cima e sentir o alongamento da coluna vertebral

3. Meia saudação (Ardha Uttanasana): Inclinar-se para a frente com uma expiração das ancas e manter as costas direitas. As mãos podem tocar o chão ou segurar as pernas, consoante a flexibilidade. Manter as pernas ligeiramente flectidas

4. Saudação ao Sol (Surya Namaskar): Inspirando, trazer uma perna para trás e depois a segunda perna para uma posição de prancha com as palmas das mãos no chão e os braços estendidos. Depois, baixar o corpo numa flexão, mantendo os cotovelos junto ao corpo. Inspire e levante o peito numa postura de cobra, mantendo as pernas esticadas e as ancas no chão. Depois, expire e levante as ancas numa postura de cão olhando para baixo, com as mãos e os pés apoiados no chão

5. Meia saudação (Ardha Uttanasana): Inspirando, trazer a perna para a frente, ao lado da outra perna, e endireitar as costas numa meia saudação

6. Postura das Mãos em Prece (Hasta Uttanasana): Expirando, voltar à posição de pé e repetir a postura de oração com as mãos acima da cabeça.


Essas são as principais posturas da saudação ao sol. Elas podem ser repetidas várias vezes, alternando as pernas na posição de prancha, para criar um fluxo contínuo de movimento e respiração.


Sugestão de meditação ao ar livre:


Aproveite o dia mais longo do ano e a luz abundante para realizar uma meditação ao ar livre.

Encontre um local tranquilo em contato com a natureza, como um parque ou praia. Sente-se numa postura confortável, feche os olhos e comece a respirar profundamente.

Concentre-se na sensação do sol acariciando a sua pele, permitindo que sua energia revitalizante o envolva. Visualize os raios do sol entrando pelo topo da sua cabeça, preenchendo todo o seu corpo com uma luz dourada e calor reconfortante.

Ao inspirar, imagine que está absorvendo a energia purificadora e revigorante do sol. Ao expirar, deixe ir qualquer tensão ou preocupação, permitindo que a luz do sol dissipe qualquer negatividade.

Mantenha-se presente no momento, sintonizando-se com os sons suaves da natureza ao seu redor - o canto dos pássaros, o murmúrio das ondas ou o vento nas árvores. Deixe esses sons guiarem sua mente para um estado de calma e serenidade.

Enquanto se concentra na sua respiração e na luz do sol, permita-se absorver a energia transformadora do solstício. Sinta-se renovado, revigorado e cheio de gratidão por este momento especial.

Após alguns minutos, abra suavemente os olhos, trazendo consigo a sensação de paz e vitalidade que a meditação ao ar livre lhe proporcionou. Aproveite o restante do dia para se conectar com a natureza e apreciar a energia transformadora do solstício em sua jornada de yoga.

Espero que esta sugestão de meditação ao ar livre seja inspiradora e revigorante para você. Aproveite esse momento especial de conexão com a natureza e com você mesmo(a).


Sugestão de prática de visualização criativa:


Durante a sua prática de yoga ou meditação, experimente utilizar a visualização criativa para se conectar com a energia do solstício de verão. Siga os passos abaixo:

1. Encontre um lugar tranquilo onde possa se sentar confortavelmente. Feche os olhos e comece a respirar profundamente, permitindo que o corpo relaxe e a mente se acalme.

2. Visualize-se imerso na luz dourada do sol. Imagine essa luz penetrando em cada célula do seu corpo, preenchendo-o com uma energia positiva e transformadora. Sinta como essa luz traz consigo calor, vitalidade e uma sensação de renovação.

3. À medida que se conecta com a energia do solstício, visualize-se a crescer e a expandir-se, assim como a natureza ao seu redor. Sinta-se envolvido por um brilho radiante, à medida que cada parte do seu ser se torna mais luminosa e vibrante.

4. Sinta a alegria e a vitalidade a inundarem o seu ser. Permita que essa energia se espalhe por todo o seu corpo, nutrindo-o e revitalizando-o. Sinta-se repleto de propósito, inspiração e motivação para seguir o seu caminho.

5. Permaneça nesta visualização criativa pelo tempo que lhe parecer adequado, deixando-se envolver completamente pela sensação de expansão, alegria e propósito que o solstício traz consigo.

6. À medida que a prática chega ao fim, permita-se regressar ao momento presente. Abra suavemente os olhos e leve consigo a sensação de renovação e vitalidade que a visualização criativa lhe proporcionou.

Esta prática de visualização criativa é uma maneira poderosa de se conectar com a energia transformadora do solstício de verão. Explore-a e permita-se ser inspirado(a) pelo brilho do sol e pela expansão da natureza ao seu redor.

2023-06-21

NOTÍCIAS I BLOG I PROMOÇÕES