Skip to Main
Logo

RESPIRAÇÃO ABDOMINAL - o seu impacto na nossa autoconfiança

Peito ou abdómen.

A nossa respiração reflecte o corpo e a alma

Só notamos a importância do ar quando este nos falta. No entanto, a maioria das pessoas não respira eficientemente.

O recém-nascido respira intensamente e começa a chorar. É um momento pelo qual todos os pais esperam, enquanto os pulmões do bebé se desembainham com o primeiro choro. O sistema circulatório do novo terráqueo mudou para a vida fora do útero. De agora em diante, o bebé respira sozinho - inspira, expira, entra, o ar entra e sai... É a coisa mais natural do mundo.



Conscientemente controlável.


A respiração serve a troca de gases entre a pessoa e o mundo exterior. Cada vez que respiramos, o ar flui até ao corpo através da boca ou do nariz. O oxigénio é absorvido, entra nos pulmões e é transportado pelo sangue.

Nas células, é consumido em processos metabólicos, e o dióxido de carbono é produzido como um produto residual. Este, por sua vez, é transportado para os pulmões através do sangue e libertado para o ambiente quando exalado. Uma vez que o corpo humano necessita de oxigénio para quase todos os processos metabólicos, a troca de gases nos pulmões é essencial para a sobrevivência.

Quando estamos em repouso, inspiramos e expiramos 12 a 16 vezes por minuto. Cada vez, tomamos em média meio litro de ar. A frequência aumenta significativamente durante a actividade física. Nesse caso, o corpo, ou mais precisamente as células, precisam de mais oxigénio.

A respiração é um processo inconsciente e totalmente automático. Mas é também a única função corporal que podemos controlar conscientemente. Isto é que é a explicação biológica.




Peito em vez do abdómen.


Embora a respiração esteja inconsciente, muita coisa pode correr mal. "A nossa respiração acompanha-nos desde o primeiro segundo da nossa vida até ao último. No entanto, muitas vezes só estamos conscientes do nosso fôlego quando perdemos literalmente o fôlego." Algo está a correr mal, mas muitas vezes não sabemos qual é exactamente o problema



Os peritos consideram a chamada respiração no torácico como sendo o problema mais comum. Conduz a uma respiração rápida e pouco profunda. Todavia, este modelo foi concebido para preparar o corpo para a fuga. A menor oferta de oxigénio leva a uma maior tensão muscular, e ao mesmo tempo o corpo torna-se menos sensível à dor. Em algumas situações isto é bastante intencional; basta pensar em ofegar durante o parto.



O outro lado da moeda: ao respirar continuamente no peito, pode levar a tensão. Além disso, os resíduos de ar já utilizado permanecem nos alvéolos, o que pode prejudicar o fornecimento de oxigénio às células - o que, por sua vez, significa que os órgãos e o cérebro também recebem muito pouco oxigénio. A diminuição do desempenho e o cansaço são apenas dois dos efeitos possíveis.



Há várias razões pelas quais os humanos modernos tendem a usar a respiração do peito em vez da muito mais eficiente respiração do ventre. Entre outras causas, quase todos os 20 a 22 músculos envolvidos no movimento respiratório são também responsáveis pela postura erecta. Isto é particularmente difícil para muitas pessoas devido ao facto de estarem muito tempo sentadas no local de trabalho, mas o stress e as emoções também têm um efeito sobre a tensão nos nossos músculos. Isto pode dificultar um livre fluxo de respiração.

O ideal de beleza actual também impede frequentemente a respiração abdominal: muitas pessoas puxam continuamente a barriga para dentro, o que impede a respiração profunda.



Há pessoas que estão de imediato conscientes quando a sua respiração não está a fluir livremente. De alguma forma é tudo um pouco mais exaustivo, cansa-se rapidamente e as coisas não correm da maneira que se quer. Outros, mais uma vez, estão tão habituados à forma como respiram e não notam de todo o seu corpo - excepto quando algo lhes dói.




Uma pequena auto-avaliação.


E, com isso, voltamos à biologia por um momento. Respirar profundamente para dentro e para fora optimiza o consumo de oxigénio e a remoção de dióxido de carbono. A entrada de ar pode ser aumentada de meio litro para um máximo de quatro litros. O organismo é portanto melhor abastecido, o stress e os bloqueios físicos podem ser reduzidos.


Além disso, a respiração reflecte o corpo, a mente e o espírito e é, portanto, uma maravilhosa ligação para a nossa própria psique. Trabalhar a respiração pode ser muito útil para uma psique saudável e estável.




Este teste revela como é que respira.


Senta-te direito e põe a mão sobre o abdómen. É importante não mudares a tua respiração, mas respirar como sempre fazes. Se a parede abdominal for claramente levantada, a respiração abdominal está a ter lugar. Se não for este o caso, só se respira para o peito.

Se quiseres mudar isto, só há uma coisa que ajuda: continua a lembrar-te de ti próprio. Nas nossas vidas haverá sempre situações em que sustemos a respiração e nos sentimos tensos. É essencial tomar consciência da respiração. Depois é mais fácil explorá-lo na interacção do movimento e do descanso, de modo a encontrar finalmente um fôlego pessoal vital.

2021-03-28

NOTÍCIAS I BLOG I PROMOÇÕES