Skip to Main
Logo

RELAXAMENTO GUIADO PARA CRIANÇAS - As viagens de imaginação

Um pouco de relaxamento nos tempos atuais muitas vezes agitados?

Isto não é apenas saudável para os adultos, mas também para as crianças.

 

As crianças NÃO têm uma vida sem stress - tenta ver o mundo através dos seus olhos e irás compreender.

 

Está hoje cientificamente provado que existe uma forte ligação entre o nosso corpo e a nossa mente.

 

Todas as nossas tensões mentais e emocionais são expressas no nosso corpo.

Se não estamos felizes, se estamos preocupados ou ansiosos, passado algum tempo sentimos como tensão nas nossas costas, ombros ou pescoço, nos joelhos, na digestão ou como uma dor de cabeça. Quando estamos stressados ou tristes, o nosso sistema imunitário enfraquece e ficamos mais suscetíveis a doenças.

 

Estar feliz e relaxado é o melhor remédio de prevenção.

 

As viagens de imaginação guiada ou as chamadas viagens de fantasia, podem ajudar. Experimenta!

 

 

MAS COMO É QUE CONSEGUES QUE AS CRIANÇAS RELAXEM?

 

Ao longo dos meus 16 anos de ensino de Kiddyoga, sempre reparei no quanto as crianças apreciam este momento depois das nossas ativas e divertidas aulas de yoga. Terminamos praticamente todas as aulas com relaxamento e imaginação guiada.

 

Oh, oh ai de mim se me perco no tempo e não tenhamos oportunidade para um momento de relaxamento! As crianças ficam verdadeiramente ressentidas com isso.

 

Aqui encontras as dicas sobre como criar uma maravilhosa sessão de relaxamento tal como um exemplo de uma Viagem de fantasia para as crianças:

 

 

O QUE SÃO VIAGENS DE IMAGINAÇÃO GUIADA E OS BENEFÍCIOS?

 

As viagens de imaginação guiada ou as chamadas viagens de fantasia são uma técnica de relaxamento. As crianças podem relaxar lindamente desta forma. Eles servem para promover a calma e a fantasia. Um curto período de tempo fora da vida quotidiana.

 

Uma viagem de imaginação guiada ou de fantasia deve ser feita com paz e tempo. Também ajuda as mil maravilhas depois do almoço para uma curta sesta ou antes de ir para a cama. Promove a imaginação e a fantasia das crianças. Fortalece a concentração e a perceção. E as crianças podem aprender a ser mais pacientes. Além disso, as crianças aprendem a descobrir e a classificar os seus sentimentos com precisão.

 

Desligar pode também ajudá-los a encontrar novas soluções para problemas ou situações stressantes. Um sonho em estado de vigília.

 

E o melhor de tudo: podes fazê-lo juntamente com os teus filhos. Tempo para ti com muita paz e relaxamento.

 

 

PREPARAÇÃO DE UMA VIAGEM DE SONHO

 

Antes de mais, silencia todos os dispositivos para que não sejam perturbados.

 

As crianças devem deitar-se numa posição relaxada. Podem deitar-se num cobertor, no confortável sofá, na cama, no chão ou simplesmente colocar a cabeça nos teus braços quando te sentas à mesa. 

Deixa as crianças assumirem a pose em que se sentem confortáveis. Isto pode ser de barriga para baixo, de costas ou de lado.

Poderão fechar os olhos ou relaxar e olhar para um ponto.

 

Pede às crianças para ouvirem atentamente o batimento do coração e contarem com atenção.

 

 

A viagem pode começar.

 

NUMA NUVEM - A VIAGEM DE IMAGINÁRIO PARA CRIANÇAS

Estás sentado numa nuvem. É tão macio como a lã de algodão e parece que estás sentado numa almofada muito confortável e acolhedora junto à lareira. A nuvem é branca e um vento leve e suave está a soprar à tua volta.

 

A nuvem avança lentamente. O céu azul acima de ti está muito bonito. Um avião passa por ti. As pessoas lá dentro estão a acenar-te com alegria. Para onde será que eles voam? A tua nuvem está agora a deslizar lentamente para passar por outra nuvem. Com muito cuidado, como se não quisesse incomodar ninguém, passa à socapa. Mas não consegues ver ninguém na outra nuvem. Talvez esteja a buscar alguém?

 

Quando olhas para baixo para a nuvem, vês a paisagem abaixo de ti. Tem um aspecto engraçado porque existem tantas cores diferentes. Vês prados verdes claros, florestas verdes escuras, lagos azuis, telhados vermelhos de casas, as ruas cinzentas, e alguns carros coloridos. As pessoas parecem muito pequenas daqui de cima. Quase como formigas, elas andam por todo o lado. Para nós, humanos, as formigas são minúsculas. Para as formigas, nós somos gigantes. Agora as pessoas são como formigas e mesmo assim tu és invisível para elas aqui em cima.

 

De olhos fechados escuta. Ouve o vento a soprar suavemente à tua volta e ouve um carrilhão a tocar a sua pequena canção algures no céu. Os sinos soam lindamente. Acalma-te e deixa-te um pouco cansado. Mas depois um pássaro atrevido senta-se na tua nuvem. O pássaro tem penas vermelhas e um bico amarelo. Mas é muito pequeno e chilreia um pouco. Talvez esteja com fome? Ele olha para ti e faz uma pequena canção para ti. Juntamente com os sinos, parece ainda mais agradável agora. Soa feliz. Como se os golfinhos andassem aos saltos no ar e a fazer truques.

 

Depois o pássaro voa. Também tu dás conta que está na hora de te levantares de novo e por isso dizes à nuvem que ela te pode pôr de novo na Terra. Ele pergunta-te se te deve ir buscar outra vez amanhã e tu dizes "Sim".

 

Agora podes acordar lentamente. Lentamente começa a sentir os teus braços e pernas novamente e lentamente abre os teus olhos.

 

 

6 NOÇÕES BÁSICAS IMPORTANTES PARA LEVAR AS CRIANÇAS AO RELAXAMENTO

  

  1. Utiliza a tua voz:

A nossa voz é o instrumento que leva ao relaxamento.

- Fala num tom baixo e claro e num ritmo lento com pausas entre as frases. Nestas curtas pausas os alunos aprofundam o relaxamento.

-Fala alto o suficiente para que as crianças não tenham de se esforçar para te ouvirem, mas suficientemente suave para que possam relaxar. Se eles tiverem de se esforçar para te ouvir, já não é relaxante.

- Acrescenta cor à tua voz!

Podes tornar a tua voz mais dramática e expressiva para corresponder ao que está a acontecer na tua história de imagens guiadas.

 

  1. O meio ambiente

Quando guiamos alguém para um relaxamento profundo, ele precisa de confiar completamente em nós; quando se deixa ir e se rende ao relaxamento, permite-se ser vulnerável. Se conseguirmos criar um ambiente protegido e seguro, tornamos este processo mais fácil às crianças. 

- Fecha a porta e certifica-te de que ninguém entra e faz barulhos que possam assustar as crianças. Cria um espaço calmo, acolhedor e confortável onde o relaxamento é possível. A música de fundo suave pode ser muito útil para neutralizar outros ruídos que distraem e criar uma atmosfera agradável.

 

  1. Criar uma atmosfera

Usa incenso e velas, música e até cobertores. Podes escurecer um pouco a sala escurecendo as luzes, mas não as apagues completamente, porque algumas crianças não gostam do escuro.

- A música é sempre a forma mais eficaz de criar a atmosfera certa. Usa música relaxante ou sons da natureza... mas evita todos os ruídos assustadores como tempestades ou leões rugindo na selva!

 

  1. A postura

Permite que as crianças adotem a pose em que se sentem confortáveis. Isto pode ser na barriga, nas costas ou de lado. Se se enquadrar no teu tema, podes pedir-lhes para dormir de barriga para baixo como uma cobra, enrolar-se na postura da criança como uma lagarta à espera de se transformar numa borboleta, deitar-se de costas na pose de estrela do mar ou no tapete de yoga, relaxar no tapete mágico ou dormir na nuvem do yoga.

 

  1. Visualização guiada

Com imagens guiadas levas as crianças numa viagem mágica para dentro de si mesmas. Deve ser sempre uma viagem agradável e calmante e é melhor quando está ligada aos acontecimentos do dia.

Como qualquer boa história, esta viagem interior deve ter um começo, um meio e um fim. Podes dar tantos detalhes e descrições quanto quiseres, ou podes conduzir os participantes lentamente com um guia geral e deixá-los preencher a história com detalhes da sua própria imaginação. 

Quando fizeres imagens guiadas, tenta usar o máximo de sentidos, sensações e sentimentos possíveis. Quanto mais facetas puderes trazer para a tua descrição, mais real será para o cérebro e mais poderosa será a experiência. Descreve às crianças não só o que vêem na viagem, mas também o som, a sensação, o cheiro, o paladar, etc.

 

  1. Fim progressivo

A influência do relaxamento dura mais tempo se sairmos dele gradualmente. Sair do relaxamento pode ser incomodativo. Quando a viagem da imaginação guiada terminar, deixa as crianças em silêncio por um momento antes de as guiares para respirar fundo, mexer um pouco os dedos dos pés e dos pés, esticar um pouco, bocejar.... e só depois é que abrem os olhos e se levantam lentamente. 

Uma boa maneira de terminar o relaxamento é sussurrar o nome da criança ao ouvido e dar-lhes uma afirmação positiva ou elogiar o exercício de hoje para lhes mostrar que podem sentar-se lentamente.



Boas viagens..., Rock On & Namaste...

A tua Evelyne Praxl 

PS: Adorava se partilhasses comigo as tuas experiências e desafios. E se tens algum tema que te desperta mais interesse e curiosodade manda-me mensagem: 
Mensagem a Evelyne

2022-05-31

NOTÍCIAS I BLOG I PROMOÇÕES