Skip to Main
Logo

BURNOUT - Como é que acontece que se insinua em segredo e em silêncio?

Oh meu Deus, que fase terrível.

 

Tive a sensação de que tinha perdido todo o controlo.

 

Todos os dias acordei completamente exausto - não importava quantas horas tivesse dormido.

 

E isso foi ainda apenas o início do círculo vicioso:

 

Os meus dias começaram com café, falta de concentração, mais café. Próxima tentativa de trabalho - café novamente.

 

Ao fim da tarde, toda a energia tinha desaparecido. Já não havia atividade que fosse divertida.

 

Já não há nada que funcione para mim.

 

Conhecem quando tudo o que querem fazer é dormir e sentem-se completamente drenados o tempo todo?

 

Quando simplesmente não tem energia e tudo é cansativo?

 

Nunca pensei que fosse possível voltar a sentir-me "normal".

 

Eu estava num Burnout!

 

Como é que acontece que o Burnout se insinua em segredo e em silêncio?

 

Sou professor de yoga desde 2004. Há 16 anos criei o meu próprio negócio "Escola de Yoga", com o objetivo de tornar o yoga acessível a todos. Isto cresceu tanto durante os anos seguintes que durante a "hora de grande pico" possuía 2 estúdios e tinha uma equipa de 9 professores de yoga.

 

Observo frequentemente que um grande número de pessoas assim como eu são tão apaixonadas pelo seu projeto ou estão em funções numa empresa e que se comprometem totalmente a atingir determinados objetivos estabelecidos. Há muitas razões diferentes que fazem com que as exigências sobre o indivíduo cresçam tanto que frequentemente trabalham demasiadas horas, ou como eu, têm o desejo de estar envolvidos em todo o lado e simplesmente não podem dizer "não" a muitas oportunidades e pedidos.

 

Especialmente na vida profissional, a questão dos Burnout desempenha um grande papel. Estes entram muitas vezes inconscientemente na vida quotidiana até chegar a um ponto em que já não se pode continuar como antes e sofrer de stress mental e físico.

 

Com que truques encontrei o meu caminho de volta a uma existência energética, alegre e a um ritmo de sono saudável, descobrirão dentro de momentos, mas por agora é importante reconhecer o esgotamento e identificar sintomas.

 

Qual destas se aplica a si?


Boa Leitura, Rock On & Namaste...

A tua Evelyne Praxl 

PS: Adorava se partilhasses comigo as tuas experiências e desafios. E se tens algum tema que te desperta mais interesse e curiosodade manda-me mensagem: 
Mensagem a Evelyne



O que é Burnout?

Síndrome de esgotamento ou Burnout é o termo utilizado para descrever o estado de esgotamento emocional e físico total; as pessoas sentem-se “queimadas”. É uma reação de stress em caso de sobrecarga permanente - em que não é a carga objetiva que é decisiva, mas sim a sensação de estar sobrecarregado. O esgotamento ocorre quando o equilíbrio entre trabalho e descanso, entre tensão e relaxamento é perturbado.

 

Muitas vezes, é diagnosticada depressão em vez de Burnout porque os sintomas são semelhantes, mas também porque o Burnout não é considerado uma doença independente. Os principais sintomas da depressão são o vazio interior e a falta de impulso, enquanto que o Burnout é a exaustão - embora o esgotamento seja mais do que apenas exaustão.

 

Os sintomas de esgotamento

Os afetados sentem-se constantemente cansados, sobrecarregados e exaustos, muitas vezes desamparados, sem esperança, indiferentes, muitos são irritáveis, propensos a explosões de raiva ou choro descontrolado. As pessoas não têm humor, por vezes são cínicas, têm medo de falhar, têm dificuldade em concentrar-se e já não são capazes de atuar. Retiram-se e quase não têm contactos sociais. Consomem frequentemente mais álcool do que o habitual. Fisicamente, podem ter dores de cabeça, perda de apetite, perturbações do sono, perda de libido, constipações frequentes, problemas cardiovasculares e gastrointestinais.

 

Os sintomas podem ser permanentes ou temporários, mas não podem ser remediados apenas “pondo o sono em dia”

 

Quem afeta o Burnout

Burnout é o termo usado para descrever ser “queimado” no trabalho, e Burnout parece ter-se tornado uma espécie de doença generalizada. Originalmente, as pessoas em profissões sociais e de ajuda em particular eram consideradas em risco de esgotamento porque a tensão emocional é frequentemente elevada e é difícil para elas dizer "não".

 

As pessoas com altos níveis de responsabilidade, tais como gestores, trabalhadores independentes e também famílias monoparentais ou parentes que prestam cuidados, também estão em alto risco. Devido à forte pressão para atuar, mesmo os estudantes e por vezes até os alunos mostram sinais de esgotamento.

 

Superiores inadequados, falta de colegialidade ou clientes difíceis podem levar a sentimentos de excesso de trabalho crónico. As más condições de trabalho, a alteração do trabalho por turnos, a pressão do tempo, a disponibilidade constante e também fatores individuais como o perfeccionismo ou o medo de falhar desempenham um papel importante. Questões privadas como a separação, problemas financeiros ou o jogo de equilíbrio entre família e trabalho podem levar a uma sobrecarga subjetiva, embora o trabalho por si só fosse de facto controlável.

 

Como se desenvolve o Burnout

A síndrome de Burnout começa com demasiadas expectativas de si próprio - embora esta expectativa possa vir originalmente de outros. A maioria das pessoas afetadas inicialmente mostram um empenho acima da média, são absorvidas no seu trabalho, sentem-se necessárias e no lugar certo.

A fim de lidar com o trabalho, os contactos sociais, passatempos e recreação são negligenciados - isto pode acontecer tanto por entusiasmo pelo trabalho como através de condições externas (superiores, clientes, pressão para realizar).

 

No início, o problema não é percebido, muitas vezes ainda são menos capazes as pessoas são desprezadas. Devido à falta de tempo e de interesse, os contactos sociais tornam-se cada vez menos, as pessoas acabam por viver apenas para trabalhar, "funcionam" e ainda têm a sensação de que dificilmente conseguem gerir.

 

Devido à sobrecarga permanente e à falta de motivação, o desempenho diminui, as pessoas trabalham ineficazmente, estão insatisfeitas com o seu próprio desempenho. O medo do fracasso e a sensação de ser inútil aumentam a pressão. Muitas vezes, o álcool, as drogas, os medicamentos, a comida ou a sexualidade são abusados para se poder relaxar, para se manter eficiente ou para se poder sentir de novo.

 

Nesta altura, o conteúdo do trabalho normalmente já não conta, mas critérios como o pagamento, prestígio ou promoção são as razões para continuar. Se não houver inversão, os sintomas físicos e psicológicos aumentam. As pessoas são cada vez menos capazes de lidar com a sua vida quotidiana, e acabam com um esgotamento físico e psicológico total e muitas vezes com pensamentos suicidas.

 

E assim EU encontrei o caminho de volta à minha existência enérgica e alegre e a um saudável ciclo de sono

 

Ajuda com Burnout

Se houver sinais de esgotamento, é importante sair temporariamente da "roda do hamster". Talvez ajude a tirar um fim-de-semana de folga para ver a situação de uma perspetiva diferente e para planear outras medidas.

 

Uma dieta apropriada e o fornecimento de suplementos alimentares que cobrem o nosso consumo diário ajudam na regeneração celular e nervosa e criam uma condição corporal saudável para se manter no autodomínio da situação e alcançar os objetivos.

 

O acompanhamento através de Coaching, aconselhamento ou terapia, bem como a prática de yoga, pode ser um suporte valioso.

 

A longo prazo, é importante encontrar formas adequadas de comportamento, pensamento e estilo vida que nos tornem mais resistentes ao stress. É importante encontrar o equilíbrio individual entre tensão e relaxamento e descobrir como nos sentimos confortáveis com o nosso trabalho, a nossa vida e o nosso corpo.

 

O nosso pior inimigo na vida quotidiana é o stress...


O esgotamento / o Burnout é uma possível fase final de stress permanente.

Os primeiros sinais, ainda inofensivos, de demasiado stress são irritabilidade, nervosismo, dores de cabeça, tensão ou distúrbios do sono. Mais tarde, a tensão arterial elevada, problemas gastrointestinais ou perturbações do ciclo podem desenvolver-se. A asma, diabetes, doenças de pele e suscetibilidade a infeções também podem ser consequências do stress. Se o stress continuar, acabará por levar a um colapso físico ou mental. 

 

 

Quais são os melhores aliados que encontrei e o que pode fazer ativamente e imediatamente por si próprio?

 

  • Praticar yoga de maneira mais adequada ao seu estado físico/emocional. 

O yoga é muito útil para o Burnout e o stress - com o yoga é possível desenvolver uma nova energia.

Criamos horário especial onde pode aprender técnicas e praticar Yoga adequada para o Burnout

 

  • Aprender mais sobre suplementação adequada alem de uma dieta saudável porque infelizmente somente comer bem já não é  suficiente...

Temos uma excelente oportunidade em por em prática
Palestra com Dr Vasco Teixeira - Suplementação na Saúde Mental

 

  •  Recorrer a essas terapias alternativas para reduzir o stress:
Aa terapias holisticas e integrais com os seus efeitos positivos são cada vez mais reconhecidos. Deixo-te algumas sugestões.
Terapia Avesa
Reiki
Massagens terapêuticas
Medicina chinesa


  • Procurar um Coach
Por último, mas não menos importante, procurei um Coach!
SIM EU!!!! 
Tambem eu tive de mudar padrões e crenças limitantes que me levaram ao estado oposto que imaginei para mim próprio.  Estamos muitas vezes presos a velhos enredos e padrões que nos dificultam a realização da vida e dos nossos objectivos sonhados. Juntamente com um Coach que te leva à auto-reflexão repetidamente através de perguntas relevantes, chegas finalmente à tua profunda verdade interior, e assim ao teu poder. 
Aconselhamento individual através de Coaching

2022-05-19

NOTÍCIAS I BLOG I PROMOÇÕES