MEDITAÇÃO

O QUE É?

 

A meditação assemelha-se a uma caixa de ferramentas, na medida em que é composta por um conjunto diverso de técnicas e métodos que permitem expressar a consciência de estados interiores. Para o ocidental, a prática da meditação, não é um caminho de iluminação, mas sim a busca do equilíbrio ao nível das emoções, da saúde, do bem-estar e da mente. Formalmente, existem duas variantes: a variante passiva que é uma forma de contemplação interior praticada, na maioria das vezes, na posição sentada e a variante activa que é feita através de exercícios, andando, dançando ou a falar, a recitar ou cantar Mantras. O praticante de meditação sente os seus efeitos positivos ao nível do corpo, mente e alma.

 

 

 

BENEFÍCIOS

 

Vários estudos determinaram que pensar demais pode danificar o nosso cérebro e matar as células cerebrais. Da mesma forma que o trabalho duro deixa marcas nas mãos, pensar muito deixa marcas no cérebro. Este funciona de forma muito parecida com o resto do nosso sistema biológico, ou seja, a forma normal de funcionamento é o descanso entre os períodos de esforço. A falta de descanso fará com que o excesso de estimulações reduza a sua função. A chave para reduzir a perda da função cerebral, com o passar da idade, é a habilidade de relaxar o cérebro – o que significa permitir que a mente pare e descanse. Praticando a meditação, vamos ao encontro da necessidade de relaxar e parar a actividade cerebral. O primeiro passo é tomar consciência dos nossos pensamentos. Depois, pode-se experimentar uma verdadeira surpresa. No momento em que nos tornamos cientes deles, começam a dissolver-se, permitindo “a paz que excede todo o entendimento e conduz o ser humano à sua natureza intrínseca.”

SUJEITO AO PROGRAMA MENSAL

220 944 132

939 323 271

MEDITAÇÃO ATIVA DE OSHO

Primeiro ser ativo, depois fazer nada

O interesse na meditação surge como a necessidade no ser humano de abrandar face à agitação da rotina diária. Esta agitação, factor marcante da vida actual, aumenta o anseio no ser humano de ter um momento de paz.

O ritmo acelerado, ditado pelos horários e pelo stress que causa não dá condições para tranquilizar e ainda menos para o silêncio, mesmo que o ser humano queira!

Parar e sentar é quase impossível para o homem moderno. Os pensamentos correm, o corpo dói e não há sinais de paz e relaxamento. Neste caso, em vez de ficar sentado, faz sentido começar com exercícios meditativos, que estão de acordo com as necessidades dos ser humano moderno stressado.

Em geral, pode-se dizer do ser humano moderno que é muito ocupado e está sobre constante tensão mental. Assim, exigir que se sente calmamente como é praticado em Zazen ou retiros de Vipassana, é muito difícil ou impossível. Muitas vezes são necessários anos de prática regular e disciplinada de meditação, para os fluxos de pensamentos parare e passarem a fases de conjuntos de percepção, imperturbáveis e naturais.

Modernas técnicas de meditação ativa, trabalham praticamente com pressão alta, por assim dizer. Nas primeiras fases dos métodos, o corpo é colocado em estados de total excitação. O corpo, pensamentos e sentimentos são agitados e colocados sobre turbulência e só em seguida passam por um período de silêncio. Após tanta atividade e vitalidade, o relaxar acontece quase naturalmente . Assim meditar torna-se mais fácil e pode acontecer.

E é precisamente aqui que entram as meditações activas do Osho, porque nestas meditações é libertada a tensão e carga emocional pesada através da actividade física. Só assim pode surgir o espaço real de silêncio e de meditação – um espaço que não se pode forçar ou criar.

MEDITAÇÃO

DINÂMICA®

 

A meditação dinâmica dura uma hora e divide-se em cinco estágios. Pode ser feita sozinho mas, será mais eficaz se feita em grupo. É uma experiência individual portanto deve permanecer desligado dos outros ao seu redor e manter os olhos fechados (recomenda-se o uso de venda nos olhos). Deve ser feita com o estômago vazio e com roupas folgadas e confortáveis. Esta é uma meditação na qual tem que se estar continuamente alerta, consciente, atento a tudo que fizer. Sinta-se como um espectador. Não se perca. No entanto, enquanto respira pode esquecer, pode tornar-se uno com a respiração de tal maneira que se esquece de ser espectador. Então aí perde o foco. Respire tão rápido quanto possível, tão profundamente quanto possível, coloque toda sua energia nisto mas permaneça como espectador. Observe o que está a contecer como se tudo ocorresse com outra pessoa, como se tudo acontecesse no corpo e a consciência apenas observasse. Este testemunhar deve acompanhar os três estágios. E quando tudo pára, no quarto estágio permaneça completamente inativo, congelado – aí a sua atenção chegará ao seu pico.

MEDITAÇÃO

KUNDALINI®

A meditação Kundalini dura uma hora e tem quatro estágios, três com música e o último sem música. A Kundalini atua como uma banho energético em que sacudindo suavemente o corpo, se liberta e se sente fresco e tranquilo.

MEDITAÇÃO

NATARAJ®

 

Esta é uma meditação dançante de 65 minutos de duração, dividida em três estágios, com música especificamente criada para ela. Desaparecer na dança, relaxar no silêncio e na tranquilidade é a rota interior para este método. Esqueça-se do dançarino e torne-se a dança, libertando-se do ego: esta é a meditação. Dance tão profundamente que esquece completamente que está a dançar e começa a sentir que é a dança. A divisão entre si e a dança tem que desaparecer. Se esta estiver presente, então é apenas um exercício, agradável, saudável, mas não pode ser tido como espiritual. É apenas uma simples dança. A dança é boa em si mesma; até onde for,ela é boa. Mas isso ainda não é meditação. O dançarino tem que ir, até onde somente a dança permaneça; não fique de pé, não seja apenas um observador. Participe! E seja brincalhão. Lembre-se sempre da palavra brincalhão; para mim ela é muito básica. Osho

MEDITAÇÃO

NADABRAHMA®

A meditação Nadabrahma dura uma hora e divide-se em três estágios. É um método praticado sentado, no qual o gemer e os movimentos das mãos criam um equilíbrio interior, uma harmonia entre a mente e o corpo. Adequada para qualquer hora do dia, deve ser praticada de estômago vazio e depois deve-se permanecer inativo por, pelo menos, quinze minutos. Portanto, na Nadabrahma, lembre-se disto: deixe o corpo e a mente ficarem totalmente juntos mas lembre-se que tem que se tornar um espectador. Saia para fora do corpo e da mente suavemente, sem nenhuma luta, nenhum conflito. Osho

MEDITAÇÃO

GOURISHANKAR®

 

A meditação Gourishankar é uma técnica noturna que se divide em quatro estágios de quinze minutos cada. Os primeiros dois são uma preparação para um Latihan espontâneo do terceiro estágio. Se a respiração for feita corretamente no primeiro estágio, o dióxido de carbono formado na corrente sanguínea fará sentir-se tão alto quanto o Gurishankar (Monte Evereste).

MEDITAÇÃO

BREATHING®

A meditação Chakra Breathing pode ajudá-lo a tornar-se consciente e experienciar cada um dos sete chakras. Essa é uma meditação ativa, que usa a respiração e os movimentos do corpo, acompanhados por sons musicais para abrir e trazer consciência e vitalidade aos chakras.

MEDITAÇÃO

MANDALA®

 

A meditação Mandala é outra técnica poderosa que gera um círculo de energia, resultando num centramento natural. São quatro estágios de 15 minutos cada.

MEDITAÇÃO

NO DIMENSIONS®

A Meditação No Dimensions é um método poderoso para centrar nossa energia no Hara – a área exatamente abaixo do umbigo. Ela baseia-se numa técnica Sufi de movimentos para a conscientização e integração do corpo. Por ser uma meditação Sufi, é livre e não-séria. De fato, ela é tão não-séria que pode mesmo sorrir enquanto a pratica. Esta é uma meditação de três estágios com uma hora de duração. Durante os primeiros dois estágios, os olhos permanecem abertos mas não focados em coisa alguma. Durante o terceiro estágio os olhos ficam fechados. A música, criada especificamente para esta meditação, começa lenta e vai gradualmente ficando cada vez mais rápida como uma força enaltecedora.

MEDITAÇÃO

WHIRLING®

 

“O Giro Sufi é uma das técnicas mais antigas, uma das mais vigorosas. Ela é tão profunda que mesmo uma simples experiência pode torná-lo totalmente diferente. Rode com os olhos abertos, assim como as crianças pequenas rodam, como se o seu ser interior se tivesse tornado um centro e todo seu corpo fosse como uma roda, movendo-se, como um torno de oleiro. Você está no centro, mas todo o corpo se move.”

GIBBERISH E RELAXAMENTO®

“Gibberish é para livrar-se da mente ativa, silêncio para livrar-se da mente inativa e deixar-se ir para penetrar no transcendental.” Osho.
Em poucos momentos pode deitar fora as tensões mentais e mover-se para o centro da sua consciência.

MEDITAÇÃO GUIADA

A meditação guiada tem por objetivo libertar as tensões acumuladas e esvaziar a mente de todas as inquietações, por forma a que uma energia renovada preencha a totalidade do ser, elevando a saúde e criatividade.

As pesquisas demonstram que a prática regular da meditação reduz a ansiedade, aumenta as defesas do sistema imunitário e permite ao cérebro alcançar novos patamares de entendimento.

Praticar meditação é bom para si!