O QUE É?

 

É uma metodologia de yoga para crianças em fase pré-escolar ou escolar, na qual se cria um ambiente acolhedor que encoraja as crianças a divertirem-se à medida que desenvolvem não só a força, a coordenação, flexibilidade e equilíbrio, a inteligência e emoções mas também a consciência do seu corpo, a concentração e autoconfiança, as suas capacidades criativas, intuitivas, éticas, físicas, emocionais e intelectuais, ou seja, a desenvolver o potencial da criança como um todo.

A presença da natureza e dos animais permanece bem viva no imaginário infantil e com estes elementos, os mais novos, trabalham os asanas (posturas físicas), incorporando as suas qualidades psíquicas, como são exemplo: “forte como um leão, corajoso como um guerreiro, firme como uma árvore”.

Ao imitar as posturas de animais ficam a conhecer factos sobre os diferentes habitats, as espécies em perigo e têm a oportunidade de partilhar o que sabem sobre os seus animais preferidos.

O Kiddyoga® é uma prática holística, com um foco no interior e no exterior. Mas o mais importante: é aprender pela diversão!

 

 

 

O QUE CONSISTE UMA AULA?

 

Numa aula de Kiddyoga® trabalham-se os princípios da Verdade, da Paz, da Perseverança, da União e da Alegria (os yamas e nyamas). Enquanto as posturas (os asanas) preparam o corpo para equilibrar a energia, para desenvolver coordenação, flexibilidade, consciência corporal; as respirações (pranayamas) trabalham o controlo de emoções, a concentração e a autoconfiança; os exercícios de concentração (dharana) e de relaxamento (yoganidra) permitem capacitar a criança de ferramentas para gerir a energia criativa e para disfrutar da tranquilidade.

Com os mantras, a vocalização de sons, através da expressão musical, a criança trabalha a concentração e as inteligências linguísticas, lógico-matemática, cinestésica; com os gestos (mudras) aprende novas formas de comunicação não-verbal e emocional; com satsanga – conversas em roda, abordamos temas do meio-físico e social atual, como os temas da ecologia e do ambiente, permitindo desenvolver inteligências naturalistas e linguísticas da criança.

As aulas são preparadas levando em conta as idades e as necessidades específicas das crianças; são apresentadas de forma lúdica, que fala directamente à sensibilidade das mesmas.

A estrutura das aulas está assente em modelos didático pedagógicos descontraídos, como o “learning by doing”, “sing and do”, com inspiração em algumas teorias e escolas da psicologia e da educação.

Em suma, uma aula de Kiddyoga® reúne os momentos, elementos e técnicas do yoga clássico, aliando-as a atividades, jogos, histórias, músicas, arte e outros saberes do imaginário infantil, explorando diversas habilidades/ inteligências da criança que contribuem para o seu desenvolvimento harmonioso e holístico.

Professor Joana Martinho Mendes

AULA REGULAR

50MIN

NÍVEL 1+2

3 AOS 8 ANOS

Sábado - 11:15

 

NÍVEL 2

6 AOS 10 ANOS

Quarta - 18:00

Professora Cássia

AULA REGULAR

50MIN

 NÍVEL 2+3

8 AOS 12 ANOS

Segunda - 18:00

Professora Evelyne Praxl

COLÉGIO ALEMÃO

45 MIN

 

PRIMÁRIA

NÍVEL 1+2

6 AOS 8 ANOS

4ª e 5ª feira - 13:30

 

NÍVEL 2

9 AOS 10 ANOS

4ª feira - 14:30

 

KINDERGARTEN

3 AOS 5 ANOS

6ª Feira - 15:30

Professora Bárbara

COLÉGIO

CLIP

45MIN

220 944 132

939 323 271

KIDDYOGA® 1

Pré – Escolar, dos 3 aos 6 anos 

Nestas aulas são utilizados jogos, histórias, brincadeiras e fantasias, que apelam ao interessante imaginário destas crianças sedentas de conhecimento e experiências. As posturas (asanas) ganham vida através da imensa criatividade e exploração de viagens e aulas temáticas envolventes. Nesta idade a imaginação não reconhece limites e as crianças aprendem através da imitação dos bonecos e personagens das histórias e fábulas, bem como pela demonstração do professor.

Estas aulas são muito ricas em aprendizagens de competências, como por exemplo:

- Pessoais: As crianças estão a aprender a lidar com elas próprias, formando a sua identificação, descobrindo do que gostam, desenvolvendo o seu autoconhecimento e consciência corporal, sendo importantes formulações de questões como: “como é o meu corpo”, desenvolvendo aqui consciência espacial e cinestésica; a nível emocional: “como me sinto?”; a nível social: “como interajo com os meus pares; como sou capaz de trabalhar em equipa, em cooperação com os outros”.

- Linguísticas:  As crianças começam a reconhecer letras e associar a posturas (asanas) histórias;

- Matemática e lógica:  Classificam objetos de acordo com as características (redondo, macio, amarelo, etc.). Percebem as semelhanças e diferenças entre objetos e têm alguma noção de geometria. Contam e começam a formar conjuntos.

 Os Mantras, vocalizações sonoras, as canções e os ritmos são muito importantes nesta fase em que ainda funciona a estratégia:”sing and do” para associar uma tarefa/atividade a uma canção.

Nesta faixa etária as crianças facilmente se distraem, têm pouca força e equilíbrio, estando ainda a conhecer-se, sendo importante trabalhar nas aulas de Kiddyoga® o desenvolvimento da concentração, a destreza física e a autoconfiança.

KIDDYOGA® 2

1º  Ciclo, dos 7 aos 10 anos 

As crianças deste grupo etário adoram desafios, são curiosas e querem sempre mostrar como fazem bem os exercícios. As aulas de Kiddyoga® revestem-se de um caráter mais exigente com posturas e jogos desafiantes, divertidos e variados.

As crianças nesta faixa etária já podem treinar bastantes posturas (asanas). Possuem um corpo flexível e já têm maturidade para permanecer nas posturas um pouco mais tempo, dando-se enfoque ao desenvolvimento da coordenação e ao equilíbrio. As crianças destas idades interessam-se pelas técnicas e benefícios das práticas do yoga e querem aprimorar-se dia após dia. Desenvolvem a concentração, atenção e autoconfiança com alguma facilidade, bem como são autocríticos e conscientes das suas inteligências/ competências. As aulas de Kiddyoga® permitem desenvolver e aprimorar várias capacidades desde as pessoais e emocionais, de autoconhecimento e boa gestão de emoções; até às linguísticas, com a criação e a exploração de histórias mais complexas, enriquecendo o vocabulário e os conceitos gramaticais com os jogos de palavras e demonstração de habilidades verbais; até às matemáticas e lógicas com a formação de conjuntos, de contagens, de construções; até às de ciências e geografia pela exploração de temas atuais nas aulas, conhecimento do modo de funcionamento do corpo físico.

Nesta idade, as crianças começam a ganhar a noção da relação entre a respiração e o seu estado psíquico e apercebem-se da importância do controlo consciente da sua respiração para se manterem concentradas e com a mente relaxada.
 
Os exercícios de relaxamento com Yoganidra (visualizações conduzidas) já podem demorar mais tempo, pois as crianças já têm poder de concentração desfrutando bastante desta prática. As crianças tiram proveito destes momentos de concentração e relaxamento ao transportá-los para quando deles necessitam: antes de começar uma prova escolar ou de uma competição, por exemplo.

No final da aula o Satsanga – as reuniões sobre temas do yoga, sobre valores éticos e morais (yamas e nyamas) começam a ser apreciadas.

KIDDYOGA® 3

2º  Ciclo, dos 10 aos 12 anos

As aulas de Kiddyoga® para as crianças, pré-adolescente, desta faixa etária são criativas e dinâmicas.

 

Nestes casos a prática começa a ser mais similar às aulas de yoga para adultos. Começa a dar-se mais ênfase à técnica e às correção das posturas e à importância da utilização das técnicas de controlo de respiração.

A atenção recai agora sobre os benefícios físicos e mentais da prática, nos músculos, emoções e aspetos psíquicos que estão a ser trabalhados em cada postura.

A curiosidade e o interesse sobre o uso e o aprimoramento de temas e técnicas da filosofia e ciência do yoga é grande, e permite que nas aulas se abordem estes temas fazendo a ponte com questões pessoais e sociais vividas pelas crianças/ pré-adolescentes.

As diferentes e ricas técnicas de yoga utilizadas em aula ajuda-os a desenvolver a autoestima e a autoconfiança, a força física e a força interior, a atenção e a concentração, tão uteis para balancear as desilusões, as disputas, o sentimento de injustiça, as mudanças físicas e de humor próprias desta fase de crescimento.

Nas aulas de Kiddyoga® utilizam-se saudações mais complexas (vinyasa yoga), jogos de grupo divertidos e posturas a pares e acrobáticas (acroyoga).

Ao mesmo tempo que se desenvolve a consciência interior e se considera o desenvolvimento da criança/pré-adolescente multilateral, com todas as suas potencialidades motoras, sociais afetivas e cognitivas positivas, possibilita-se o emergir de novas potencialidades e talentos de forma consciente e divertida.

YOGA PARA JOVENS

Os efeitos do Yoga são benéficos para todos os jovens, independente das suas actividades e interesses. O Yoga prepara o jovem mentalmente, promovendo a concentração, motivação e auto-confiança, que resulta numa melhor aptidão e sensação de bem-estar.

A prática desportiva nos jovens, é em geral competitiva e costuma focar-se apenas num treino de força e resistência, em pouco ou nada considerando a importância da flexibilidade, concentração e consciência corporal. Contudo, o Yoga desenvolve força, equilíbrio e flexibilidade.
Para os jovens que frequentam modalidades que exigem flexibilidade, as aulas de Yoga para Jovens vão ajudar o aluno a progredir mais rapidamente e minimizar a probabilidade de lesões, como as que resultam de um treino atlético e de competição.

Nível 4 dos 10 aos 15 anos
As aulas de yoga para Jovens nesta faixa etária são aulas criativas e dinâmicas, dotando de ferramentas aplicáveis no seu dia a dia e estimulando desta forma o seu desenvolvimento harmonioso e integral.

Nível 4 dos 16 aos 18 anos
Durante a adolescência processam-se inúmeras mudanças profundas a todos os níveis do ser humano devido as alterações hormonais que resultam em anos agitados. Portanto, é vital oferecer aos jovens uma prática que trabalhe intensamente o corpo, as emoções e a mente. As aulas são adaptadas a jovens, de ambos os sexos.

Benefícios:
Os alunos desenvolvem:
a nível físico: resistência, força muscular, flexibilidade, consciência corporal e a noção da postura correcta, capacidade de relaxar os seus músculos, estabilidade e equilíbrio, saúde e bem-estar geral.

a nível mental: concentração, auto-estima, confiança, capacidade de gestão do stress e tomar decisões, aceitação do corpo e respeitar os seus limites.

a nível emocional: compaixão, presença, intuição, serenidade, paciência, ligação com os outros, com a natureza e consigo próprio.

O QUE É TRABALHADO COM A CRIANÇA?

Educação

As aulas são programadas para haver passagem de conhecimentos e competências de anatomia, cinestesia, de linguagem e escrita, matemática e lógica, ritmos e conceitos musicais, geografia, ciências naturais e conhecimento do meio físico e social, competências pessoais como autoestima e autoconfiança, valores e traços de caráter positivos; competências sociais de trabalho cooperativo em equipa, vivências pedagógicas.

Saúde

Os novos hábitos adquirem-se através dos benefícios da prática de posturas psico-bio-físicas (ásanas), de movimentos (vinyasa , pela simbiose do movimento físico com o da respiração e do coração), técnicas de estimulação neuro-cerebral, de concentração, relaxamento.

São exemplo os ganhos na qualidade de sono e da alimentação, bem como na tranquilidade que equilibra a saúde física, psicológica, emocional e social propiciando uma mente com pensamentos positivos.

Felicidade

As aulas são estruturadas para criar vivências e conhecer a felicidade, o desenvolvimento e a manifestação do que há de melhor dentro de cada um. É aquele sentimento de amor vivenciado e sentido em cada jogo ou relaxamento e que faz a criança querer abraçar-se, abraçar os amigos ou os familiares presentes com um sorriso rasgado e sincero na face e um olhar luminoso que tudo espelha e premeia.