YOGA PARA CRIANÇAS / JOVENS

O QUE É?

 

O yoga como filosofia, tradição, ciência e caminho de, e para, a vida, tem sido conhecido e praticado ao longo de alguns milénios comprovando-se os benefícios físicos, psicológicos, emocionais, sociais e espirituais para o praticante, independentemente da sua idade ou condição física.

Quando nascemos, e em crianças, somos todos naturalmente “yogues”.

A prática de yoga na infância permite manter e ampliar as nossas características “yoguicas” inatas tais como a energia, a vitalidade, a flexibilidade, a criatividade, a imaginação, a fantasia, a alegria, a curiosidade. Todas estas qualidades são naturais na infância, passíveis de serem conservadas e aumentadas com a prática precoce do yoga, evitando-se assim o esforço de se terem que reativar com processos morosos na vida adulta.

No Yoga exercitamos o corpo de uma forma harmoniosa e integral. Para isso, reproduzimos posturas e executamos movimentos que encontramos no nosso meio ambiente e no dia-a-dia, combinando a atenção na respiração e técnicas de relaxamento. Desta forma, satisfazemos duas das necessidades principais do corpo humano: actividade e inacção.

Se uma criança corre um dia inteiro de uma actividade para a outra, sem intervalos, chega, à noite, agitada. Apesar do enorme cansaço, não consegue parar, tranquilizar e adormecer.

Muitas das vezes, os pais interpretam mal a inquietude dos seus filhos e propõem ainda mais actividades para as crianças perderem energia. Uma criança que está permanentemente em acção/tensão física e mental reage com dores de barriga e predisposição para doenças, ficando muitas vezes sujeita a medicações e tratamentos desnecessários.

O yoga na infância está a ser alvo de estudos científicos e, portanto, a ser vivamente aconselhado por técnicos da psicologia, da medicina e da educação infantil, dado constituir um importante factor de equilíbrio psicológico, emocional e social, permitindo às crianças que o praticam, compensar e aliviar os excessos e o stress causados pelos valores da sociedade atual assentes na competição, individualismo e no sucesso pessoal.

O KIDDYOGA® aparece assim, para cultivar e valorizar o terreno fértil onde toda a criança desabrocha – a ação pela diversão, o aprender brincando, experimentando e imitando.

Praticar yoga ajuda a criança, na sua auto-estima desempenho académico, e até mesmo numa diminuição nos problemas de disciplina respeitando os seus pares.

KIDDYOGA®

FAMILYOGA®

YOGA JOVENS

AULAS YOGA

YOGABABYS

YOGA SENIORES

YOGA PERSONAL TRAINING

YOGA SENIORES